Agora todo mês a gente te dá uma mão e te conta quais os frutos que estão na época. Assim a gente come o que está mais delicioso, suculento, saboroso, arrasador agora. Confesso que escrever esta coluna também nos ajudou a ficar mais cientes da sazonalidade dos produtos. Pra gente tá sendo massa.
Você que nos lê aí silenciosamente – a gente sabe que você está aí, a gente tá te vendo nos analytics ;) fala com a gente e nos conta o que você está achando.
Vamos ao que interessa. Segue o que está bombando em novembro:
frutas:
abacate, abacaxi, acerola, ameixa, amêndoa, amora, avelã, banana, caju, castanha, coco, framboesa, graviola, jaca, kiwi, laranja, lima, maçã, mamão, manga, maracujá, melão, nectarina, nozes, sapoti, tâmara, tangerina e uva.
hortaliças:
agrião, alho, almeirão, aspargos, brócolis, cebolinha, coentro, couve, endívias, erva-doce, espinafre, hortelã, manjericão, mostarda, nabo e rúcula.
legumes:
abóbora, abobrinha, alcachofra, batata doce, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, cogumelo, ervilha, inhame, mandioca, maxixe, pepino, pimentão, tomate e vagem.
fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário – siga pelo instagram @mdagovbr
Novembro tá demais hein?! A gente continua enlouquecidos com as amoras. Sempre andamos com um saquinho na bolsa da bike pra poder colher pelo nosso caminho. E na lista não apareceu, mas tem também muita pitanga por aí. Saca só nossa colheita dia desses.
E agora chegaram as mangas com tudo! Este ano nosso pomar urbano está sinistro! O que tem de manga nesta cidade!!! Estamos colhendo direto também. Começamos a congelar já descascada e picada pra poder usar em smoothies ou numa vibe tipo este sorvete de um ingrediente só.
A jaqueira em frente ao nosso prédio também está carregadíssima. Moqueca de jaca verde, nos aguarde. Desta temporada você não passa. Vamos finalmente te testar. Os abacateiros da quadra estão bem encaminhados também.
Tantas outras coisas maravilhosas! Que mês farto! <3
Estes pintxos de cogumelos shimeji rolaram durante a 11a edição dos jantares lá em casa que aconteceram nas últimas duas semanas. A gente compra nossos cogus com a Dora que, junto com o marido, resolveu iniciar uma pequena produção de cogumelos no cerrado com shimeji e eryngui e vende seus produtos no galpão de agricultura familiar lá na CEASA aos sábados dentre outros lugares. Se você ainda não deu um rolé por lá, não deixe de conferir. Os cogus da Dora são os mais maravilhosos que já conseguimos achar nesta nossa Brasília e esse galpão do produtor é cheio de delícias que você só encontra pra comprar por lá. Compre do pequeno. Compre local. ;)
Ah! Pra fazer esse pintxo aí é só refogar os cogus com um tico de alho, azeite, sal, pimenta e um alô de limão. Uma boa baguette de fermentação natural como a do nosso super parceiro Varanda Pães Artesanais e seja feliz. Quando o produto é bom não tem porque inventar.
beijos,
Mariana
Deixe um comentário