Abobrinha grelhada + pasta de amendoim temperada + picles variados + coentro numa baguete maravilhosamente crocante. Este sanduba é surpreendente e sensacional.
A gente tem uma leve obsessão pela vibe oriental e por bahn mis particularmente. Já postamos este bahn mi com patê clássico e este outro com patê de bacon. Somos eternamente apaixonados e inspirados por essas misturas incríveis daquele lado do mundo – muito picles, muito shoyu, muita cebolinha, muito umami, muito amor.
Quando fizemos a primeira edição do Coma no Jardin, onde servimos uma bela cumbuca de ramen, precisávamos de uma opção vegetariana. Na época demos uma pesquisada, uma testada, e desenvolvemos esta receita aqui. Nunca imaginamos o sucesso que faria. A cada noite do evento aumentávamos o número de sanduíches e eles sempre acabavam em dois segundos. Repetimos na segunda edição do evento e o sucesso de manteve, deixando veganos e carnívoros igualmente felizes.
Sempre fui fã de pasta de amendoim e esta deste sanduíche daqui, temperadinha com shoyu, gengibre, cebolinha, merece status de estrela. Facílima de fazer, basta misturar os ingredientes numa pasta de amendoim sem açúcar – hoje em dia bem fácil de achar no mercado (pontos extras se você fizer a pasta do zero – a gente faz direto, mas nesta receita facilitamos e fomos de pasta pronta) – esta pasta precisa entrar no seu repertório.
Este não é um sanduíche de improviso. Ele não fica pronto em dois segundos. Ele requer planejamento e tempo. E a gente garante que você não vai se arrepender.
Passo 1: fazer os picles – sim, você pode seguir a linha dos picles rápidos como fizemos neste sanduba aqui. Fica ótimo. Ou ainda seguir a linha de picles que demoram alguns dias para chegar ao seu ponto ideal de crocância e acidez como nesta receita aqui. Os sabores podem variar, mas atualmente nossos favoritos são cenoura e nabo ou cenoura e pepino. Para facilitar, a receita abaixo é com os picles rápidos.
Passo 2: marinar as abobrinhas fatiadas de um dia para o outro e depois grelhá-las.
Passo 3: fazer a pasta de amendoim deliciosamente temperada.
Passo 4: escolher uma excelente baguete – boas padarias estão proliferando pela cidade, mas temos um amor todo especial pela Varanda Pães Artesanais, que forneceu nossos pães da 2a edição do Coma no Jardin e que, aliás, acabou de abrir sua linda loja física na 215 norte. Vale a visita.
Pronto. Um bom pedaço de baguete, uma generosa lambrecada da pasta de amendoim, várias fatias de abobrinha grelhada, um bocado de picles, umas folhas de coentro e um sorriso no rosto após a primeira mordida.
- Para a abobrinha:
- 2 abobrinhas médias fatiadas
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 1 colher de sopa de shoyu
- 1 dente de alho ralado
- 2 colheres de sopa de cebolinha picada
- sal e pimenta
- para os picles:
- 1 cenoura cortada em julienne
- 1 pepino fatiado
- 1/4 de xícara de vinagre de arroz
- 1 1/2 colher de sopa de açúcar
- 1/4 colher de chá de sal
- para a pasta de amendoim:
- 1 1/2 xícara de pasta de amendoim sem açúcar
- 1/4 de xícara de cebolinha picada
- 1 colher de sopa de gengibre ralado
- Suco de meio limão
- 1/3 de xícara de shoyu e mais a gosto
- Para montagem:
- 1 punhado de folhas de coentro
- 2 baguetes grandes
- Para a abobrinha:
- Junte todos os ingredientes numa tigela e deixe marinando na geladeira de 8-12 horas. Grelhe as abobrinhas numa frigideira quente – se precisar, unte com bem pouco azeite – e reserve em temperatura ambiente.
- Para os picles rápidos:
- Junte o vinagre, açúcar e sal e mexa bem até dissolver. Deixe primeiro o pepino marinando na mistura por uns 20-25 minutos. Escorra numa tigela para reaproveitar o líquido. Repita o processo com a cenoura.
- Para a pasta de amendoim:
- Junte todos os ingredientes e misture bem. Experimente e ajuste o shoyu se necessário. Prepare o muque. A mistura não é das mais moles.
- Montagem:
- Corte a baguete no tamanho que quiser para seus sanduíches. Passe uma quantidade generosa de pasta de amendoim em um lado, cubra com uma camada de abobrinha, em seguida uma camada de picles de cenoura e de pepino, algumas folhas de coentro e devore.
Sim, dá trabalho. Não, você não vai se arrepender. Sim, vai todo mundo devorar. Sim, você vai querer mais.
beijos,
Mariana
[…] jardim, com aquelas luzes, e com aquela tigela de ramen bem quentinho para aquecer a alma e aquele bahn mi de abobrinha com pasta de amendoim. Um vinhozinho e uma cervejinha pra completar e sua 5a vai se encerrar naquela vibe boa. Sem […]