O caminho do pão sem sova é desses meio sem volta. Uma simples mistura de ingredientes, um mínimo de organização do seu tempo, afinal, o processo leva 24 horas, uma panela de ferro fundido pelando, e um pão sempre delicioso para você devorar. Super prático, sempre dá certo, mesmo quando você dá uma errada na hora de levar a massa para a panela e ela cai meio torta, ainda assim fica uma delícia, com aquela casquinha crocante e o centro macio e fofo. Não tem erro. E todo mundo que provar vai jurar que você comprou o pão naquela super padaria maneira badalada que tá todo mundo amando. Só que não. Que orgulho.
Já perdi a conta de quantas vezes já fizemos o pão sem sova básico, com farinha comum. É uma delícia. É uma perfeição. Mas…
Não sei vocês, mas a gente sempre faz aquele esforço para comer grãos integrais, é aquela coisa né, mais saudável, mas além disso, curto muito essa característica quase acastanhada que a farinha integral dá às coisas. O problema eterno, é claro, é que ela é bem mais pesada e consequentemente é super difícil que não fique denso. Para este daqui fizemos uma mistura de 1 xícara de farinha integral para 2 de farinha comum, assim ainda temos a leveza da farinha branca, mas o gosto e a aparência é sem dúvida da integral.
O processo é exatamente o mesmo do pão branco, mistura mistura mistura, cobre a tigela com filme pvc, esquece até muitas horas depois, coloque numa superfície enfarinhada, faz umas três dobras, descansa mais uns minutos, salpica um pano limpo com fubá e coloca a massa com as dobras pra baixo, deixa mais 2 horas na trouxinha do pano, pré-aquece o forno com a panela de ferro fundido dentro, leva a massa pra panela pelando, tampa, meia hora, destampa, até dourar, resiste e deixa esfriar um pouco, devora. A única diferença é que ele demora um pouquinho mais para estar no ponto de tirar da tigela onde você deixou – ao invés de umas 18 horas como no caso de farinha branca acabei deixando umas 21. De resto, tudo igualzinho àquela receita perfeita.
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/4 colher de chá de fermento biológico seco
- 1 1/4 colher de chá de sal
- 1 5/8 xícara de água
- fubá/farinha para finalizar
- Misture todos os ingredientes numa cumbuca grande. A mistura estará grudenta e imperfeita. Tampe com filme pvc e deixe em algum lugar sem muita exposição a ventos. Descanse no mínimo 18 horas, mas de preferência 21. A massa está pronta quando sua superfície estiver cheia de pequenas bolhas.
- Salpique uma superfície limpa com farinha e despeje a massa. Salpique com um pouco mais de farinha, dobre a massa ao meio (ela é bem molenga mesmo!) e repita umas 3 vezes. Cubra levemente com o filme pvc e deixe descansar por mais 15 minutos.
- Pegue um pano de prato limpo e salpique o centro com fubá ou farinha. Tente formatar a massa e coloque as dobras para baixo no pano enfarinhado. Salpique mais um pouco por cima e feche o pano. Deixe descansar mais 2 horas. Quando estiver pronto a massa terá dobrado em tamanho e ficará marcada quando você tocar nela.
- Pelo menos meia hora antes do pão estar pronto para ir ao forno comece a pré-aquecer. Pré-aqueça o forno a 230oC com a panela que você for usar para assar. O ideal é uma panela de ferro fundido esmaltada com tampa, mas outras funcionam também. Na hora de assar tome muito cuidado ao retirar a panela do forno, a nossa chega a mudar de cor de tão quente que fica! Tente virar a massa pra dentro da panela de forma que as dobras que estavam para baixo no pano agora fiquem para cima na panela. Isso vai ajudar a dar aquelas rachaduras bonitas no pão. Pode sacudir um pouco a panela para ajustar a massa caso ela caia um pouco fora de lugar.
- Asse com tampa por 30 minutos e depois retire a tampa e asse por mais 15-30 minutos, até que seu pão esteja lindamente dourado.
- Deixe esfriar um pouco antes de cortar para ele não se desmanchar com os cortes.
Delícia, delícia, delícia.
beijos,
Mariana
*este post contem link de afiliados
Magda
Parece delicioso mesmo!!! Vou testar.
Beijo
comalaemcasa
Eba! depois conta como ficou.
beijos!
Patricia
Olá, seu pão está lindo e parece muito saboroso vou tentar fazer no final de semana.
Não entendi bem a quantidade de água, vc poderia colocar em ml??
Obrigada por compartilhar sua receita
comalaemcasa
Olá Patrícia! Esta receita é maravilhosa! Super recomendamos ;)
Em ml fica uns 380ml ;)
beijos e volte sempre!
Luana
OMG Mariana!!!
Sucesso.
Obrigada por isso.
comalaemcasa
ahhhhh! que massa! a gente adora essa receita também! <3
Mariana Barros
Olá!
Não entendi a parte do pano… Pode colocar algumas fotos?
Abraço!
Mariana
comalaemcasa
Oi Mariana!
próxima vez que fizer tentarei tirar fotos boas dessa etapa, mas é a mais difícil de fotografar. Tanto que no post original do pão sem sova com farinha branca tem fotos de todas as etapas menos dessa hehehehe já conferiu lá? http://comalaemcasa.com.br/2015/04/pao-sem-sova/
vou tentar fazer um vídeo com esse passo-a-passo das dobras pra facilitar o entendimento. mas basicamente, na etapa do pano você abre o pano na bancada, forra o centro do tamanho de um pão grande com fubá e coloca a massa com as dobras já feitas em cima da camada de fubá. Salpica um pouco mais de fubá por cima da massa e depois só fecha o pano como uma trouxinha ou um embrulho pra massa descansar sem nada exposto ao ar. espero ter ajudado! mas vou tentar agilizar essas fotos/vídeos aí ;)
bjs
mariana