Um bolinho delicioso acompanhado de um cafezinho no fim da tarde é uma perfeição. Recarrega as energias. Traz felicidade instantânea. Todo mundo merece de vez em quando.
Confesso que tenho uma eterna culpa de gordinha com relação a bolos. Me sinto uma verdadeira transgressora quando como. Aliás, acho que esse foi o primeiro bolinho não relacionado a alguma festinha ou comemoração que rolou aqui em casa em anos! Juro!
Mas eu estava com um monte de farinha de centeio em casa que tinha usado para um pão de centeio com especiarias e como a farinha de centeio é um pouco mais perecível do que outras saí por aí buscando receitas maneiras pra aproveitar essa farinha todinha. Nossa! Mas ela está rendendo! Já rolou outro pão maneiro, já rolaram crepes, e ainda vai rolar umas tantas outras coisas porque necas daquele quilo que comprei acabar. Aliás, estou aceitando sugestões ;)
Voltando ao ponto – nessa busca de receitas dei de cara com este bolo de cacau e centeio na Bon appétit, amo amo amo buscar receitas por lá, e esta estava num apanhado de sobremesas saudáveis. Eba! Culpa removida :) Sim, leva gordura e açúcar, é um bolo afinal de contas, e foi mal galera, mas algumas coisas são essenciais para um bolo que preste. Para compensar o centeio é maravilhoso, vou me esforçar para usar com maior frequência… E o cacau também ajuda a pegar leve. E o mais importante de tudo: ficou uma de-lí-cia! Fofo e macio com um farelo perfeitamente amanteigado por cima.
Seguem os detalhes:
- para o farelo:
- 1/3 de xícara de açúcar cristal
- 1/4 de xícara de farinha de trigo
- 1/4 de xícara de farinha de centeio
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 1/4 de colher de chá de sal
- 1/4 de xícara de manteiga gelada cortada em cubinhos
- para o bolo:
- 3/4 de xícara de farinha de trigo
- 3/4 de xícara de farinha de centeio
- 1/2 xícara de cacau em pó
- 1 colher de chá de fermento de bolo
- 3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
- 3/4 de colher de chá de sal
- 3/4 de xícara de manteiga
- 1/2 xícara de açúcar cristal
- 1/3 de xícara de açúcar mascavo
- 2 ovos
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 3/4 de xícara de buttermilk (*faça em casa – use essa quantidade de leite integral e 1/2 colher de chá de vinagre neutro – deixe “talhar” por uns minutos e use)
- 1/4 de xícara de iogurte grego natural (finalmente já se acha no mercado sem açúcar)
- Para o farelo:
- Misture o açúcar, as farinhas, o cacau e o sal numa cumbuca média. Acrescente a manteiga e forme um farelo usando os dedos pra esmagar os pedacinhos de manteiga e ir misturando até que não fique nenhuma parte seca. Cubra e refrigere enquanto você faz o resto.
- Para o bolo:
- Pré-aqueça o forno a 180C e unte uma assadeira de uns 22cm de diâmetro. Para facilitar sua vida posterior, corte um círculo de papel manteiga e forre o fundo da assadeira.
- Junte as farinhas, cacau, fermento e bicarbonato e sal e misture bem.
- Numa batedeira junte a manteiga e os açúcares e bata bem até que fiquem fofos. Raspe as laterais da cumbuca e junte os ovos e extrato de baunilha. Bata mais um tanto até ficar bem fofo (esse processo todo vai levar uns 7 minutos no total).
- Reduza a velocidade e acrescente metade dos ingredientes secos, em seguida o buttermilk, depois a outra metade dos secos e finalmente o iogurte.
- Leve a massa à assadeira e salpique o farelo por cima.
- Asse por uns 60 minutos girando a assadeira na metade do tempo. Um palito inserido ao meio do bolo deve sair limpinho. Deixe o bolo esfriar na própria assadeira antes de desenformar.
- Ataque!
Pode ter certeza que da próxima vez que eu comprar farinha de centeio pra fazer pão vai rolar um repeteco desse bolo aí… Ando sonhando com ele… O amor foi grande… a valer…
beijos,
Mariana
Carolina
Segui a receita do bolo certinho, mas ele ficou bem seco no final… Não gostei… Da próxima vez, vou tentar colocar mais ovos, por exemplo.
comalaemcasa
Sério Carolina? Será que não assou muito tempo? Ele é bem molhadinho… Tempo de forno é sempre complicado porque os fornos não são todos calibrados de forma igual então se o seu for mais quente do que o meu o meu tempo de assar vai ser demais. Mas é importante lembrar, também, que a farinha de centeio é mais granulada. O resultado é decididamente diferente de um bolo de farinha branca. Depois conta se você tentar de novo ;)
beijos!
Felipe
Olá, adorei a ideia e tb estou cheio de farinha de centeio em casa. Por falar nisso adoraria conhecer suas receitas de pão com farinha de centeio. Abraços e parabéns!
comalaemcasa
Olá Felipe,
bom demais centeio, né?
Ainda não postamos nenhuma receita por aqui de pão com centeio, mas rola de fazer uma variação daquela do pão sem sova integral que está nos arquivos do blog. Troca a farinha integral pela de centeio e faz o resto igual. Fica jóia!
bjs e volte sempre!
Mariana