Adoro uma tapioca com queijo coalho. É um café da manhã daqueles, sabe? Perfeição. Daí vem um cara, junta esses dois ingredientes, dá um tchãraram, corta em cubinhos e faz um belisquete daqueles absurdamente viciantes. Gênio.
O tal cara é o Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, em SP, do qual falamos bem recentemente numa outra receita deliciosa, a mocofava. Deu pra sacar que viramos fãs, né? O belisquete é o agora onipresente dadinho de tapioca. A receita é tão simples e incrível que se disseminou pelos botecos antenados do Brasil em versões idênticas ou repensadas de forma igualmente maneira. Aqui em Brasília, por exemplo, alguns lugares já estão servindo alguma versão dos dadinhos – adoramos o do Loca como tu madre, que misturou rabada à massa e ficou demais. Propaganda sincera ;)
Mas voltando à receita original (nós pegamos do maravilhoso livro Cozinha de Origem, do Thiago Castanho, que tem algumas receitas do Mocotó, mas o próprio site do restaurante divulga a receita. Fofo!). Tapioca + queijo coalho ralado + leite. Tempera com pimenta branca, ajusta o sal e deixa a massa esfriar e endurecer. Daí é só cortar em cubinhos, fritar e servir com molho de pimenta.
A receita original dá a opção de assar também e no dia que fizemos em casa decidi assar primeiro e dependendo do resultado fritaria a segunda leva. Morro de preguiça de fritura em casa! Além das calorias adicionais que nem eu nem Esdras precisamos, morro de agonia da zona de respingo de óleo e tudo aquilo que vem com a fritura, por mais deliciosa que seja. Daí minha surpresa e felicidade (e alívio também hehe) quando experimentei o primeiro dadinho assado e achei maravilhoso! Óbvio que é diferente da versão frita, mas foi um sucesso danado. Pra dar uma mãozinha só untei a assadeira com manteiga de garrafa e foi o suficiente para ter uma casquinha crocante e um meio deliciosamente puxento. Que textura incrível que tem a tapioca né? Afff trem bom!
- 500 ml de leite
- 250g de queijo coalho ralado
- 250g de tapioca (daquele saquinho meio granulado que você compra no supermercado mesmo)
- sal à gosto (depende de quão salgado está o queijo)
- 1 pitada boa de pimenta do reino branca
- óleo pra fritar ou manteiga de garrafa para untar a assadeira
- molho de pimenta para acompanhar (usamos um tipo sweet chilli, que parece geléia de pimenta, mas dá pra fazer também – ganha bônus!)
- Aqueça o leite até quase ferver.
- Forre uma assadeira pequena com filme PVC (isso facilita para desinformar).
- Misture o queijo e a tapioca numa tigela e junte o leite aos poucos mexendo sempre.
- Prove e acerte o sal. Acrescente a pimenta branca. Mexa até a mistura firmar bem. É bem rapidinho.
- Despeje a mistura na assadeira forrada e espalhe bem (esse é um dos lados do seu dadinho – quanto mais lisinho melhor) e em seguida cubra com outra camada de filme PVC rente à massa, para evitar a formação de película.
- Leve à geladeira por pelo menos 4 horas.
- Fica bem durinho! Corte em cubinhos e frite ou asse no forno pré-aquecido a 190oC. Asse por uns 20 minutos, vire os dadinhos e asse mais uns 20 minutos.
- Sirva quentinho com o molho.
Deliciosamente viciante.
beijos,
Mariana
Roberta Nunes
Obrigada pela receita!!
Mas pode substituir o queijo qualho por Muzzarela?
Aguardo contato,
Bjos!!!
comalaemcasa
Oi Roberta!
Eu não faria essa substituição porque muçarela derrete de uma forma completamente diferente do queijo coalho, que é bem mais firme (e salgado também!). O resultado, imagino eu, será mais molenga e dificilmente você vai conseguir fazer os cortes limpos da massa para depois fritar ou assar. Talvez um queijo mais curado e mais duro seria uma substituição melhor ;)
Volte sempre!
beijos,
Mariana
Ianne Santana
Olá! Quanto tempo antes será que posso fazer os dadinhos? Estou tentando adiantar as coisas para o meu aniversário, será que posso fazer uns 2 ou 3 dias antes e deixar pra fritar só no dia?
Beijo!
comalaemcasa
Pode sim! 3 talvez seja muito, mas 2 é de boa total ;)
bjs e volte sempre!
Happy Vegan
Olá
Adorei a receita e com certeza vou tentar fazer, sempre bons aprender novos truques que dão novos sabores a comida, principalmente quando se trata de comida vegetariana e vegana, os temperos e sabores tem que ser escolhidos de forma criteriosa! Super gostei das outras receitas também e vou experimentar cada uma delas.
As opções veganas e vegetarianas estão ganhando forma no Brasil e espero que mais pessoas conheçam e provem as delícias veganas, pensando nisso eu tenho um site só de receitas fáceis e práticas veganas, para dar mais ideias de pratos saborosos, nutritivos e saudáveis.
Muito Obrigada!
comalaemcasa
Que massa!
Daremos um pulinho lá pra conhecer. E volte sempre ;)
Maria Guimaraes
Moro nos Estados Unidos não tem queijo coalho tem outro queijo para substituir aguardo
Lais
Uma amiga sempre faz com parmesão.
comalaemcasa
Fica uma delícia mesmo!
comalaemcasa
Tenta o haloumi. É bem próximo em sabor e imagino que o resultado ficará ótimo!
Volte sempre!