Adoro pato, mas não é exatamente algo que sempre tem no nosso congelador, não é exatamente o básico. Mas um dia qualquer, num desses dias inspirados de compras no mercado, avistei o peito de pato, ele olhou pra mim, eu olhei pra ele, e na hora lembrei dessa receita que tinha avistado no site da Bon appétit (que merece ser visitado com frequência, aliás), apesar de ter toda a gordurinha que o peito de pato tem, ainda assim é uma salada leve e refrescante.
Adoro essa ideia de assar as uvas! Vire e mexe uso uma fruta assada ou grelhada nas refeições salgadas, acho que dá um tchã inesperado docinho e azedinho que é tudo de bom.
Para fazer as uvas pré-aqueça o forno a 280C e disponha os cachos de forma que a maioria das uvas esteja tocando a assadeira. Eu usei uvas roxas sem caroço, mas outras certamente funcionarão. Um bom fio de azeite, sal e pimenta e leve ao forno por uns 15 minutos. Fica uma delícia e você vai querer usar essa ideia várias outras vezes.
Faça um desenho xadrez com a faca na parte da gordura do peito de pato e tempere com tomilho. Se der, deixe descansar por umas horas na geladeira. Em seguida tempere com sal e pimenta e coloque o lado da gordura para baixo numa frigideira de fundo grosso bem quente. Pode baixar o fogo para médio e deixar a gordura derreter. Uns 5- 7 minutos. Depois da gordura dar uma boa derretida aumente o fogo para dar aquela caramelizada e formar uma crosta deliciosa. Vire e cozinhe por mais uns 3 minutos para ficar mal passado. Antes de fatiar deixe a carne descansar por uns minutos – isso vale para qualquer carne!!! Parece frescura, mas depois de fazer isso algumas vezes você vai perceber como as carnes ficam mais suculentas quando elas têm essa chance de descansar.
Fiz uma caminha de rúcula levemente temperada com azeite sal e pimenta, coloquei uns cachinhos da uva assada que, além de deliciosa ficou linda no prato, fatiei o peito de pato e usei uma colher de creme de leite fresco com limão para finalizar.
Delícia de jantar isso aí.
beijos,
Mariana
[…] a vibe for quero ser estáile, mas sem enfiar o pé demais na jaca esta salada de peito de pato com uvas assadas é pra você. Elegante. Diferente na medida […]