Go Back

cítricos e capim santo

Prep Time45 minutes
tempo para esfriar a calda1 hour
Total Time1 hour 45 minutes
Servings: 1 jarrona ou tigelona como fiz aqui

Ingredients

  • 1 garrafa de vinho branco eu gosto de usar sauvignon blanc ou algo semelhante para esta receita
  • 1 dose de cachaça uma branquinha vai bem
  • frutas cítricas variadas usei limão cravo, tahiti, siciliano e laranjas, garanta umas 2-3 dos cítricos mais doces como laranjas e tangerinas e pelo menos 1 de cada outra fruta pra ficar bem colorido
  • 3-4 talos de capim santo
  • 1 xícara de açúcar
  • água com gás para finalizar
  • flores para um gelo firulado opcional - eu usei flores de celosia do quintal

Instructions

  • Primeiro a calda
  • Esmague os talos de capim santo com o punho da faca para liberar o sabor. Em uma panelinha coloque os talos, a xícara de açúcar e 1 xícara de água. Ferva até o açúcar dissolver bem e a calda dar uma leve engrossada. Reserve até esfriar. Guarde na geladeira. Esta etapa pode ser feita com dias de antecedência e a calda pode ser usada em inúmeros outros preparos ;)
  • Para o gelo firulado
  • Facilite a sua vida e use uma forma de silicone - será bem mais fácil para desenformar. A gente tem essas belíssimas celosias no nosso jardim (e que são inclusive comestíveis, mas no caso, escolhi pela beleza mesmo), mas pode usar outras flores ou inclusive frutas. Mas você pode também simplesmente pular essa parte e usar gelo normal. Pra fazer é só colocar água e o que for firular seu gelo na forma, levar pro congelador e foi.
  • Bora pro drink
  • Escolha uma jarrona ou, como eu fiz, uma tigelona que fica linda e cabe todo o líquido com folga.
  • Fatie os cítricos que for usar - gosto de usar umas duas laranjas e um de cada tipo de limão. Aproveite as fatias das extremidades para espremer o suquinho na tigela pra já ir formando um caldinho.
  • Junte a garrafa de vinho branco, a cachaça, as frutas fatiadas e adoce a gosto com a calda de capim santo. Dependendo do mix das frutas que estiver usando e também de quão doces estão as laranjas, você vai querer usar mais ou menos calda. Pro meu gosto, ½ xícara de calda é quase sempre o suficiente. Prove e ajuste ao seu.