Pré-aqueça o forno a 180oC.
PARA A CROSTA
Numa tigela usando o muque e um fouet ou com o auxílio de uma batadeira bata a manteiga, açúcar e sal até ficar fofo e esbranquiçado - uns 4 minutos. Acrescente a gema e o extrato de baunilha (ou cumaru, que foi o que eu usei). Bata bem e por último acrescente a farinha e misture somente até incorporar.
Pressione a massa numa assadeira/pirex de 20x20cm tentando deixá-la o mais lisinha possível. A base de um copo medidor pode te ajudar. Leve ao forno e asse por 20-25 minutos até começar muito levemente a dourar.
PARA O RECHEIO
Enquanto a crosta assa junte o suco e as raspas de limão, sal, 1/4 de xícara do açúcar e, se for usar, as raspas do cumaru, numa panela média e leve pra fervilhar.
Separadamente, numa tigela misture as gemas e o ovo e o resto do açúcar e bata com um fouet até ficar fofinho - uns 2 minutos.
Com o fouet em mãos pronto pra ir mexendo a mistura de ovos, coloque um pouquinho da mistura aquecida de limão mexendo sem parar. Acrescente mais um pouquinho, mexa mexa mexa, e termine de misturar o restante do líquido, sempre mexendo. Volte tudo para a panela e em fogo médio continue mexendo até engrossar - uns 5-7 minutos. A mistura deve cobrir por completo a parte de trás de uma colher e um fouet deve deixar marcas visíveis. Prove durante o processo e ajuste a quantidade de açúcar caso ache que está muito ácido - os limões não são todos iguais ;)
Tire do fogo e acrescente a manteiga gelada em cubos aos poucos, sempre mexendo e incorporando cada cubo completamente à mistura.
A estas alturas sua crostinha já deve estar pronta ou quase quase. Peneire a mistura de limão e ovos por cima da crostinha (esse é o processo completo do curd - se quiser um dia fazer só ele pra passar no pão ele dura umas duas semanas na geladeira e pode ser feito com várias frutas) e volte ao forno por mais uns 15-20 minutos. As bordas deve ficar com aspecto firme e com aquele douradinho bonito, mas o centro ainda pode ter um leve movimento. Deixe esfriar e segura a onda porque precisa dar uma gelada pra firmar.
Refrigere por pelo menos 1 hora (dá pra fazer um dia antes sem problema algum) e polvilhe generosamente com açúcar confeiteiro na hora de servir.