Utensílios
As possibilidades são infinitas e no final das contas os meus essenciais não serão necessariamente os seus, mas vou listar aqui algumas das coisas que amo e/ou acho essenciais.
Facas. Você não precisa trinta milhões de facas. Você precisa de uma faca daquelas maiorzinhas, normalmente chamadas de faca do chef (a minha favorita não é a mesma do Esdras – faz muita diferença a mão da pessoa), uma menorzinha, boa pra descascar coisas e fazer coisas mais finas, uma boa de serra para pães e o resto é firula. Temos facas firulas? Temos, várias. Mas elas verdadeiramente não são essenciais. É puro fetiche. Abaixo algumas que acho belas opções.
E não esqueça de garantir um afiador básico. Temos uma pedra daquelas maneiras, mas no dia a dia usamos um tipo este aqui.
Tem que ter ali do ladinho do fogão.
Utensílios que amo. Alguns mais essenciais que outros e obviamente sempre vai depender do seu uso na sua rotina na cozinha, mas eu não vivo sem estes itens. Acrescentei alguns comentários onde achei que valia, mas se tiver qualquer pergunta é só falar comigo.
Espátula de padeiro é dessas coisas que até eu ter não sentia falta e depois que passei a ter não vivo sem. Maravilhoso para massas, mas tem zilhões de utilidades.
Ralador tipo microplane. rala bem fininho, lindo pra fazer raspas e um bando de coisa delicada.
Moedor. A gente tem um igualzinho com sal grosso sempre e mais outros dois um com pimenta do reino e outro com pimenta do reino branca. É outra história moer na hora. Vale demais ter algum.
Ralador desses que fica em pé pra mim é das coisas mais essenciais na cozinha. Você consegue uma firmeza que outros raladores não permitem.
Espátula delicadinha ótima pra confeitaria ou pra virar panquequinhas numa frigideira.
Rolo de massa tem de vários tipos, mas o que eu uso em casa é tipo esse daí, uma peça única que afina nas pontas. Tem uma ergonomia incrível e você consegue controlar muito melhor a espessura das suas massas.
Descascador tem que ter e nem adianta investir num carão porque provavelmente vai perder o fio algum dia e você vai querer trocar. Gosto dos que têm esse formato do lincado abaixo.
Tigelas tigelas tigelas você nunca vai ter tigelas demais :) Adoro esses conjuntos que têm umas 4-5 tigelas cada uma de um tamanho. É bom que otimiza o espaço na hora de guardar e de fato na prática queremos tigelas de vários tamanhos mesmo. Tenho várias assim e tenho algumas tipo aquelas debaixo com tampa. Acho super útil pra quando sobrou alguma coisa. Já vai direto pra geladeira.
Balança. Se você curte confeitaria e massas compre uma balança. Não precisa ser cara. Eu tenho uma idêntica a essa da foto e ela resolve todas as necessidades. E sim, faz muuuuuita diferença na cozinha. Precisão é essencial para muitas receitas. Mas ainda assim adoro e uso meus copinhos medidores quando sei que é uma receita que não é tensa do ponto de vista de quantidades e não vivo sem meu conjuntinho de colheres medidoras. E lembre-se, a jarra medidora é para medir líquidos e os copinhos para farinhas e afins.
Uma boa peneira fina é essencial na cozinha. O chinois é uma firula, mas sinceramente, hoje em dia não vivo sem. Não uso todos os dias, mas sempre que uso fico feliz de ter um.
Mandolina é desses utensílios lindos! Nada como fazer fatias perfeitas todas iguaizinhas. E se vier com acessórios como esta, ainda tem altas outras opções de cortes. Tem umas caríssimas. Sinceramente, não precisa. Vai numa nesse estilo daqui que tem tudo que você precisa.
Polvilhador. É firula? É. Mas nada como uma sobremesa com aquela polvilhada perfeita de açúcar confeiteiro.
Para fazer massas na vibe raviolis e tals esse cortador é lindo.
Grelhas tipo essa são super úteis para resfriar cookies e tals, mas também uso as nossas aos montes dentro das assadeiras para poder elevar o que eu estiver assando do fundo da assadeira. Uma asinha de frango, por exemplo, fica bem mais crocante assada assim.
Tapetinho de silicone. Amo. Cookies e inúmeros pães ficam muito melhores assados nele.
Secador de folhas basicão mesmo, os mais metidos a besta sempre quebram. A vida é bem mais bonita com um secador de folhas. Sério. Super mão na roda.
A gente faz muuuuuita comida oriental e amamos esse utensílio de bambu para cozinhar as coisas no vapor que se usa aos montes para, basicamente, tudo.
Escorredor de macarrão com pezinho é beeeem útil! E lindo :)
Uma assadeira parruda com grelha. Existem assadeiras e assadeiras. Temos zilhões dessas mais básicas abaixo, mas vale demais ter pelo menos 1 mais parruda e com essa grelha pra você levantar os alimentos do fundo da assadeira.
Prato de torta redonda. Eu amo uma torta e não sei viver sem um (ou vários) prato nessa vibe aí.
Forma de pão, terrine, bolos, zilhões de coisas. Um formato muuuuito útil.
Forminhas de silicone. Não sou mega fã de formas de silicone, mas estas individuais acho super úteis. Tenho umas iguaizinhas e uso aos montes.
Forma de mini muffin. Forma de muffin grande é bom também. Tenho inclusive. Mas essas de silicone acabam resolvendo no dia a dia. Agora a mini, apesar de ser super específica, é muito linda e amo ter. É um tamanho muito xuxu.
Forma de bolo/pudim tem que rolar. Você vai querer pelo menos um dia na vida usar.
Forma de bolo chiffon. Essa é mais específica. Usada para bolos que levam muuuuuita clara em neve e que ao sair do forno precisam ficar de cabeça pra baixo – por isso o furo no meio, para você encaixar sua forma numa garrafa de vinho ou algo do tipo para ele esfriar nessa posição. Dá medinho na primeira vez que faz, mas é um bolo super especial.