Cremosa, mas com aquele toque perfeito de limão siciliano que deixa tudo perfeito e mais leve, pasta al limone é aquela macarronada fácil o suficiente para um dia qualquer, mas incrível o suficiente que você vai querer servir naquela noite pra arrasar.
Eu já tinha comido, já tinha inclusive feito há zilhões de anos, mas sabe quando você esquece que uma receita existe no mundo? Aí de repente quando você faz você fala, minha nossa! como pude deixar logo essa escapar da minha memória?!?! ela merece estar ali, sempre fresquinha, na ponta da língua (ou do cérebro, ou sei lá onde ficam as ideias que a gente não pode esquecer nunca), porque pasta al limone é muito delícia demais da conta! e sérião. é tãaaaaao fácil!
O esquema é assim, a massa é a que você tiver a mão, porque não é o momento de ter frescura sobre ahhh precisa ser a massa assim ou assado (no dia da foto estava empolgada e fiz massa fresca – se estiver nessa pilha tem receita AQUI). O molho é delícia e vai ficar delícia com vários tipos e formatos de massa. Foi mal puristas da pasta ;)
Depois da massa você precisa de creme de leite (de preferência fresco), parmesão ralado, limão siciliano, manteiga e sal e pimenta. Só. O creme de leite vai ser infusionado com a casca lindamente perfumada do limão siciliano e daí é basicamente só misturar tudo sem esquecer jamais do líquido de cozimento do macarrão, o ingrediente mágico que faz sua macarronada passar de ehhh pra oh yeah!!!
- 1 limão siciliano (raspas e suco)
- 250g de spaghetti, fetuccine ou a massa de sua preferência (fica ótimo com massa fresca! – tem link para receita no texto)
- 1 xícara de creme de leite fresco
- 6 colheres de sopa de manteiga
- 1 xícara de parmesão ralado bem fino (e mais pra servir)
- sal e pimenta a gosto
- Cozinhe sua massa numa panela grande com bastante água com sal (deve parecer a água do mar). Se estiver usando uma massa seca considere uns 3 minutos a menos do que o que diz o pacote. Se estiver com massa fresca, cozinhe até ainda estar com bastante textura, faltando um pouco pra chegar no ponto.
- Nesse meio tempo, aqueça o creme de leite fresco com as raspas de limão (reserve algumas bonitas para decorar) em fogo baixo para o creme infusionar de sabor – coisa de poucos minutos, só até fervilhar. Acrescente as colheres de manteiga aos pouquinhos, sempre misturando pra incorporar bem e ficar um creme lisinho. Agora vai acrescentando o queijo ralado aos poucos. Vai começar a engrossar. Vai misturando.
- Nesse meio tempo sua massa já deve estar naquele ponto descrito acima. Com uma concha pegue uma bela colherada da água de cozimento e acrescente ao creme. Misture bem e com uma pinça grande ou algo do tipo leve a massa para a panela com o creme (se escorrer coloque uma tigela debaixo do escorredor e reserve umas boas conchadas do líquido de cozimento – talvez você precise de mais).
- Continue mexendo a massa agora dentro do creme até a massa chegar no ponto al dente. Se nesse meio tempo o seu molho engrossar demais acrescente mais líquido do cozimento da massa. Prove e ajuste o sal. Tempere com bastante pimenta do reino. Acrescente umas duas colheradas do suco de limão reservado, mexa bem e tá pronto.
- Sirva imediatamente salpicando com as rapas de limão siciliano reservadas.
Para acompanhar Sol no Rosto, música deliciosamente refrescante da Remobília, banda do Esdras, projeto novo com amigos das antigas do tempo do Móveis Coloniais de Acaju, banda de mais de 20 anos dele.
Delícia de receita e de música!
Curtiu? Compartilha :)
E se fizer a receita lembra de me marcar na fotinha que quero ver :) Não nos segue no insta ainda? Tá aqui @comalaemcasa .
beijos,
mariana
Deixe um comentário