Pré-aqueça o forno a 180oC. Tempere a sobrepaleta com sal e coloque numa panela com tampa que possa ir ao forno ou numa assadeira justinha tampada com papel alumínio.
Asse por umas 3 horas ou até a sobrepaleta estar macia, mas não desmanchando. O ponto ideal é que seja possível cortar em fatias sem desmontar tudo. A gordura do porco vai derreter devagarinho e deve criar um líquido de cozimento, mas dá uma olhada de tempos em tempos - se necessário, coloque um tico de água.
Otimize seu tempo - fazer 2 sobrepaletas dá o mesmo trabalho de 1 e depois de pronta você pode congelar porcionadinho para quantidades de uma refeição e só finalizar. Seu eu futuro vai te agradecer.
A carne está no ponto? Remova a carne da panela e corte em pedaços. Reserve.
Se você tiver usado uma assadeira para assar a sobrepaleta transfira o líquido que sobrou para uma panela grande. Se tiver assado numa panela, mantenha o líquido nela e vamos continuar nela mesmo.
Numa tigela junte o mascavo, shoyu, vinagre de arroz, o gengibre fatiado e mais 1 xícara de água. Misture bem e prove. Deve estar uma delícia. Se estiver forte demais, dilua com um pouco mais de água. Se estiver suave acrescente mais um pouco de tudo. Você deve ter líquido o suficiente para cobrir a carne. Devolva a carne para a panela, acrescente a mistura.
Cozinhe em fogo médio mexendo de vez em quando por uns 30-40 minutos, ou até o líquido reduzir bastante e dar aquela engrossada lambrequenta caramelizada maravilhosa.
Sirva com arroz japonês, uma salpicada de cebolinha e uns picles maneiros. Devore.