Lave bem o arroz em água fria corrente até a água ficar limpa. Transfira o arroz para uma tigela grande, cubra com água levemente morna, acrescente 2 colheres de sopa de sal e reserve por 1-2 horas.
Coloque uma panela grande com água pra ferver e acrescente 2 colheres de sopa de sal. Passadas as duas horas, escorra o arroz que estava de molho, lave novamente com água morninha desta vez e coloque na panela de água fervente. Cozinhe o arroz por uns 4 minutos - ele ainda não deve estar completamente cozido, mas bem encaminhado. Prove um grão para se certificar. Escorra, lave com água fria para frear o cozimento e reserve escorrendo na peneira enquanto prepara o resto.
Coloque uns 2/3 da manteiga derretida na panela e acrescente as castanhas. Misture uns minutinhos até começar a dar uma leve dourada. Acrescente as tâmaras e refogue mais um pouco. Acrescente metade do arroz, tempere com bastante pimenta branca, uma boa pitada de sal, misture bem e alise delicadamente para formar uma camada. Acrescente o restante do arroz por cima, o restante da manteiga derretida e mais uma 3 colheres de sopa de água quente. Tampe a panela, baixe o fogo para o mínimo possível, e cozinhe por uns 30-35 minutos. Fique atenta a cheiros e sons - nem todos os fogões são iguais. Nem todas as panelas são iguais.
Desligue o fogo, destampe, espalhe a mistura de açafrão e água pela superfície, cubra com uma toalha de prato limpa e tampe novamente. Reserve por 10 minutos.
Sirva diretamente na panela (é bem possível que tenha umas crostinhas lindas) ou use um garfo para transferir para um prato de servir afofando o arroz no processo de transferência. Salpique com a salsinha picada e devore. Sirva imediatamente ou em temperatura ambiente.