Acrescente um fio de óleo a uma panela grande e doure os pedaços de costela. Reserve. A depender de quão gordurosa está a sua costela talvez seja necessário retirar o excesso de gordura da panela ao longo do processo.
Aproveitando o fundinho da panela, refogue a cebola. Acrescente uma pitadinha de sal e refogue por alguns minutos. Acrescente o alho, refogue mais um pouco e retorne as costelas douradas para a panela, cubra com água, tempere com sal e pimenta do reino e cozinhe até ficar macia. Você pode fazer isso na pressão (uns 45 minutos aproximadamente) ou em uma panela - vai demorar bem mais, mas você pode ir tirando um pouco do excesso de gordura ao longo do processo. A vida é feita de escolhas ;)
Quando a costela estiver macia você pode simplesmente prosseguir acrescentando as mandiocas na mesma panela ou, como nós fizemos, retirar a costela, tirar os ossos, e dar uma desfiada. Enquanto isso, cozinhamos a mandioca no caldo do cozimento da costela. Dica 1: reserve um pouco desse caldo para outros usos. É bom demais! Dica 2: se quiser deixar tudo mais leve, faça a costela com antecedência e gele o caldo. A gordura vai separar e você pode retirar ela todinha.
O tempo de cozimento da mandioca vai depender enormemente - a nossa cozinhou sem pressão em 30 minutos e se despedaçou sozinha. Você pode auxiliar cortando em pedaços menores, mas é legal deixar uns pedacinhos pra ela não se desmanchar por completo. Queremos engrossar o caldo, mas também queremos pedaços de mandioca.
Quando a mandioca estiver macia e o caldo bem grossinho, retorne a costela despedaçada para a panela, misture bem e deixe apurar uns minutos. Se estiver muito espesso você pode acrescentar um pouco mais daquele caldo reservado lá do começo. Se estiver muito líquido é só deixar reduzir mais um pouco e deixar a mandioca fazer a sua mágica. A gente ama comer tipo caldinho em uma cumbuca, mas você pode fazer com muito menos líquido e comer no prato, com arroz e verduras. Fica bom de qualquer forma.
Salpique com cebolinha picada ou alguma outra erva de sua escolha e devore. Uma pimentinha vai bem demais.