Numa tigelinha misture o sal e o açúcar mascavo.
Ajeite a peça de barriga de porco numa tábua e, com uma faca bem afiada e com delicadeza, faça riscos superficiais na gordura - cuidado pra não ir até a camada de carne. Primeiro na diagonal em um sentido e depois no outro.
Tipo assim.
Tempere bem a peça dos dois lados com a mistura de sal e açúcar e guarde numa assadeira que caiba a barriga sem muita sobra, pra ela ficar bem aconchegadinha. Tampe e guarde na geladeira de um dia pro outro ou pelo menos umas 6-8 horas.
Quando for assar, tire a barriga da geladeira pelo menos 1 hora antes de ir ao forno para ela chegar na temperatura ambiente. Você verá que suquinhos estarão acumulados no fundo da assadeira. Pode descartar esse líquido.
Pré-aqueça o forno pra ele ficar tinindo - 250oC.
Quando o forno estiver bem quente e sua barriga já não estiver gelada, leve ao forno descoberta por 1 hora.
Quando seu timer tocar vai lá, tira a barriga do forno e dá aquela regada com a gordura que terá derretido nessa primeira hora. Baixa o forno pra 180oC e mais uma horinha de forno.
Quando o timer tocar mais uma vez provavelmente estará pronto, lindamente dourado por cima e suculento no meio. Se por acaso não estiver douradinho ainda deixa mais um tico ;)
Retire do forno, escorra cuidadosamente a gordura do fundo da assadeira numa tigela (e use a banha em outros preparos), reserve uns 10 minutinhos, fatie e devore.
Pode ser feita antes e requentada no forno bem quente ou então veja as notas acima sobre outros usos.