nostalgia - panna cotta de leite de cereais com calda vermelha
Autor: 
Tempo de preparo: 
Tempo de cozimento: 
Tempo total: 
Rendimento: 6 porções
 
Ingredientes
  • 265g (6 xíc) de corn flakes
  • 470ml (2 xíc) de creme de leite fresco
  • 710ml (3 xíc) de leite integral
  • 50g (1/4 de xic) de açúcar mascavo
  • 1 c.c. de sal
  • 2 folhas de gelatina
  • 2 xícaras de morango picados ou combinação de frutas vermelhas
  • 4 c.s. de açúcar ou mais a gosto
  • suco de meio limão ou mais a gosto
Modo de preparo
  1. Pré-aqueça o forno a 150C. Espalhe os corn flakes numa assadeira e leve ao forno por uns 12 minutos. Cuidado para não queimar! A intenção é dar uma dourada extra nos corn flakes para o gosto ficar mais aguçado.
  2. Retire do forno e deixe esfriar o suficiente para você poder manusear. Numa cumbuca grande misture o leite, creme de leite e os corn flakes. Deixe “de molho” por uns 40-45 minutos.
  3. Passe a mistura por um coador fino. Os corn flakes estarão muchibentos então pode espremer um pouco com a parte de trás de uma colher. A papa de corn flakes não será mais usada. Passe a mistura do leite e creme pelo coador novamente. A ideia é se certificar que não sobrou nenhum pedaço de corn flake e que a mistura fique leve.
  4. Aqueça a mistura do leite com o açúcar e sal até dissolver, mas faça-o com leveza. Evite formar muitas bolhas na mistura.
  5. Amoleça as folhas de gelatina por 1 minutinho numa cumbuca com água fria. Quando estiverem gelatinosas esprema para retirar o excesso de água e incorpore à mistura do leite até dissolver (sempre suavemente para não formar bolhas). Pronto! Agora escolha como você vai querer servir sua panna cotta. Se quiser servir em ramekins individuais é só dividir a receita – rende uns 6 ramekins daqueles clássicos. Leve à geladeira e em uma hora já deve ter endurecido o suficiente para comer. Se sua ideia for desenformar daí você precisa de formas de silicone - existem vários formatos no mercado. Nós usamos umas quadradas. Coloque nas formas e leve à geladeira por uma hora. Depois leve ao congelador até endurecer totalmente (2-3 horas). Você conseguirá desenformar como se fosse um cubo de gelo. Coloque imediatamente no prato que for usar para servir e leve de volta à geladeira para chegar à temperatura normal.
  6. Para a calda leve as frutas ao fogo médio com o açúcar e o suco do limão. Misture de tempos em tempos e cozinhe por uns 30 minutos ou até as frutas começarem a se desmanchar e soltarem bastante suco. Prove e ajuste a gosto. As frutas podem estar mais ou menos doces e precisarem de mais ou menos açúcar e suco de limão.
  7. Bata as frutas com um mixer e sirva assim mesmo ou passe por uma peneira para obter uma calda lisa. Pode ser feita com até uma semana de antecedência.
  8. Tira a panna cotta da geladeira uns 15 minutos antes de servir e cubra com a calda vermelha.
Recipe by Coma Lá em Casa at https://comalaemcasa.com.br/2019/06/nostalgia-panna-cotta-de-leite-de-cereais-com-calda-vermelha/