crocante de polvilho
Tempo de preparo: 
Tempo de cozimento: 
Tempo total: 
Rendimento: crocantes do tamanho de 3 assadeiras
 
Ingredientes
  • 500g de polvilho azedo
  • 150 ml (¾ xíc) de óleo
  • 150 ml (¾ xíc) de água
  • 200ml (1 xíc) de leite
  • 1 ovo
  • 1 ½ c.c. de açúcar
  • ½ c.c. de sal
Modo de preparo
  1. Leve o óleo e a água para fervilhar numa panela pequena em fogo médio. Assim que começarem a surgir bolhas pelas laterais já pode tirar.
  2. Numa tigela grande misture o polvilho, o açúcar e o sal. Acrescente a mistura de óleo e água quente e mexa bem. Acrescente o ovo e mexa bem. Acrescente o leite e mexa bem. Tampe e guarde na geladeira por 6 horas ou de um dia pro outro.
  3. Na hora de assar - pré-aqueça o forno a 220oC.
  4. Espalhe a massa o mais finamente possível num tapete de silicone ou numa assadeira antiaderente. Normalmente rende de 3 a 4 assadeiras dependendo do tamanho. O importante é tentar espalhar a massa de forma uniforme e bem fina. Essa etapa merece sua paciência.
  5. Se quiser salpicar com um tempero ou queijo ralado, agora é a hora. Mas aqui fomos de neutrinha mesmo. Leve ao forno por 10 a 15 minutos ou até a massa toda estar com aparência seca e começar a dourar levemente. Se dourar demais, fica com gosto de queimado (mesmo ainda não estando com aparência de queimado). Quando o forno está quente o suficiente a massa faz borbulhas. Se a primeira assadeira não criar as borbulhas aumente um pouco o forno, mas não se preocupe, continuará gostoso! Mas pode ser melhor ;)
  6. Retire do forno e reserve numa grelha para esfriar. Quebre em pedaços menores e sirva imediatamente ou guarde num pote hermético por até 3 dias.
Recipe by Coma Lá em Casa at https://comalaemcasa.com.br/2019/05/crocante-de-polvilho/