torta de ameixa e nectarina com crosta de amêndoas
Autor: 
Tempo de preparo: 
Tempo de cozimento: 
Tempo total: 
Rendimento: 10-12 porções
 
Ingredientes
  • 150g (1 xic) de amêndoas torradas sem sal, divididas
  • 1 c.c. de sal
  • 70g (1/3 xic) + 1 c.s. de açúcar demerara
  • 185g (1 ½ xic) de farinha de trigo
  • raspas de 1 limão siciliano
  • 240g (1 xic) de manteiga gelada cortada em cubos
  • 2 gemas
  • 2 c.s. de leite integral e mais se necessário
  • 8 xícaras de ameixas e nectarinas picadas (pode adaptar para outras frutas ou usar geleia já pronta)
  • 100g (1/2 xic) de açúcar ou o quanto baste (ajuste conforme a doçura das frutas)
  • suco de meio limão caso seja necessário (se as frutas estiverem muuuuito doces)
Modo de preparo
  1. Se optar por usar uma geleia já pronta para o recheio pule para os passos da massa. Numa panela média junte as frutas picadas e o açúcar em fogo brando. No começo não precisa mexer muito, mas à medida que as frutas vão cozinhando é necessário mexer para não grudar no fundo. É extremamente importante provar para fazer os ajustes de açúcar e acidez. Sobretudo as ameixas podem ser muito doces ou muito ácidas. Acrescente mais açúcar se achar que está muito ácido. Acrescente algumas gotas de limão aos poucos se achar que está muito doce. Cozinhe em fogo brando até formar quase uma geleia. Reserve para esfriar. Esta etapa pode ser feita com até 1 semana de antecedência e recomendo com entusiasmo fazer mais do que o necessário para usar como geleia mesmo.
  2. Para a massa:
  3. No processador, pulse ¾ de xícara das amêndoas, sal e ⅓ de xícara do açúcar demerara até formar uma farinha fina. Acrescente a farinha de trigo e as raspas de limão e pulse mais um pouco até misturar. Acrescente a manteiga e pulse até a misturar ficar parecendo uma farofa úmida com alguns pedaços de manteiga do tamanho de uma ervilha.
  4. Transfira a mistura para uma tigela grande e faça um buraco no centro. Acrescente as gemas e o leite e misture com um garfo incorporando aos poucos a farofa. Formate a massa com as pontas dos dedos. Se estiver muito seca acrescente um pouco mais de leite aos poucos. Você deve conseguir apertar a massa e ela permanecer no formato.
  5. Divida a massa em 2 sendo um pedaço quase o dobro do outro. Amasse os pedaços de massa em discos finos e embrulhe cada um num filme pvc como na foto. Leve o disco maior ao congelador até ficar completamente duro (se quiser fazer a massa com antecedência pode congelar ambos os discos e depois prosseguir com a receita na hora que quiser). Leve o disco menor para a geladeira.
  6. Pré-aqueça o forno a 180oC. Pique o restante das amêndoas grosseiramente e reserve.
  7. Quando a massa do congelador estiver completamente dura rale no ralador grosso e espalhe com a ponta dos dedos numa fôrma de fundo removível. Use a base de um copo medidos para apertar a massa e deixá-la o mais lisa possível cobrindo tanto o fundo quanto as laterais da fôrma. Confira as fotos.
  8. Coloque a geleia de frutas no centro e espalhe com uma colher. Aqui também dá para ajustar as quantidades se preferir uma camada mais fina ou maior de frutas. Tente não deixar as frutas passarem da altura da crosta lateral.
  9. Quebre a massa reservada na geladeira com os dedos e distribua por cima das frutas. Salpique as amêndoas picadas e 1 colher de sopa de açúcar demerara e refrigere por uns 30 minutos.
  10. Coloque a fôrma da torta sobre uma assadeira forrada com papel alumínio e leve ao forno por uns 50 minutos, até o recheio borbulhar e a massa dourar. A assadeira forrada é porque ao assar um pouco da manteiga e óleos das amêndoas acabam derretendo e vazando pela fôrma.
  11. Quando pronta deixe esfriar pelo menos 30 minutos antes de desenformar.
  12. Sirva com chantilly fresco ou iogurte caseiro e devore.
Recipe by Coma Lá em Casa at https://comalaemcasa.com.br/2019/12/torta-de-ameixa-e-nectarina-com-crosta-de-amendoas/