brócolis assado com lemon pepper
Tempo de preparo: 
Tempo de cozimento: 
Tempo total: 
Rendimento: 4 porções
 
Ingredientes
  • 1 brócolis americano cortado em floretes pequenos
  • 2 c.s. de semente de girassol
  • 1-2 c.s. de lemon pepper
  • um bom fio de azeite
  • sal
Modo de preparo
  1. Pré-aqueça seu forno a 250oC enquanto prepara seu brócolis. Esta receita é ideal para o brócolis americano devido à sua estrutura. Couve-flor pode ser um bom substituto.
  2. Espalhe os floretes de brócolis numa assadeira bem espaçosa. Para formar crostinha a assadeira não pode estar lotada. Regue com um pouco de azeite e salpique com lemon pepper (reserve um pouco para temperar as sementes de girassol). Misture com as mãos para espalhar bem e distribua os brócolis colocando a parte com maior superfície de contato para baixo. Ajuste as quantidades conforme o tamanho do seu brócolis.
  3. Asse por 20 minutos ou até começar a dourar bem, quase queimar, por baixo. Vire os brócolis e deixe mais uns 10 minutos até pegar um pouco de cor pelo outro lado.
  4. Enquanto o brócolis assa, toste as sementes de girassol com uma micro gota de azeite e uma pitada boa de lemon pepper numa frigideira pequena em fogo baixo. Fique de olho. É muito fácil queimar. Mexa sempre e assim que estiver tostado retire da frigideira para não continuar tostando pelo calor remanescente.
  5. Somente depois de assado acrescente sal ao brócolis. Lemon pepper já leva um pouco de sal e dependendo da marca já pode ter sido suficiente. Prove e ajuste a gosto. Salpique com as sementes de girassol e sirva imediatamente ou em temperatura ambiente.
Recipe by Coma Lá em Casa at https://comalaemcasa.com.br/2018/11/brocolis-assado-com-lemon-pepper/