80ml (1/3 xíc) de buttermilk (improvisar talhando o leite integral com um toque de vinagre neutro por alguns minutos)
4 c.s. de mel
2¼ c.c. de fermento biológico seco
1 ovo
2 gemas
120g (1 xíc) de farinha de trigo integral
250g (2 xíc) de farinha de trigo (e mais para polvilhar)
11/4 c.c. de sal
115g (1/2 xíc) de manteiga em temperatura ambiente em pedaços
Para finalizar:
1 ovo
1 c.c. de canela
2 c.s. de açúcar demerara
Modo de preparo
Aqueça o leite com 1 colher de sopa de mel até ficar morno. Coloque na tigela da sua batedeira ou numa tigela média (caso não tenha batedeira) junto com o fermento, mexa e deixe de lado por uns 5-10 minutos. A mistura deve espumar.
Junte as gemas e 1 ovo, buttermilk, farinhas, o restante do mel e sal e comece a sovar usando o gancho na sua batedeira em velocidade baixa ou à mão. Sove por uns 5 minutos. A massa deve ficar elástica e brilhosa.
Pedaço por pedaço vá juntando a ½ xícara de manteiga sempre sovando bem entre cada adição para incorporar completamente. Se estiver fazendo a massa na mão use uma colher de pau e faça este processo numa tigela. Continue sovando por mais uns 8 minutos em velocidade média ou mais uns 10 na mão numa superfície limpa.
Unte uma tigela com manteiga, coloque a massa, cubra com filme pvc e deixe descansar num lugar quentinho e sem vento da sua cozinha por 1h30. Caso prefira fazer a massa na noite anterior guarde na geladeira antes de deixar crescer. Para retomar o processo, retire da geladeira e deixe a massa crescer por 2h30. Prossiga com a receita a partir desse ponto.
Enquanto isso, faça o recheio. Junte as tâmaras e 11/2 xícara de água numa panela média. Deixe ferver e depois baixe o fogo. Vá mexendo de tempos em tempos, esmagando as tâmaras com uma colher até formar uma pasta (uns 15 minutos). Caso suas tâmaras estejam muito secas é possível que você precise acrescentar mais água para elas se dissolverem bem.
Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Finalize incorporando a manteiga, canela e raspas de laranja. Reserve.
Passada 1h30 volte para a sua massa. Numa superfície levemente enfarinhada dê uma sovada para retirar o ar e divida a massa em dois. Abra cada metade em formato retangular (ou o mais próximo disso que você conseguir - eu acabo fazendo um formato mais ovalado sempre).
Espalhe metade do recheio em cada metade da massa aberta e enrole tal qual um rocambole. Corte o rocambole em fatias para formar os buns. Corte 10 fatias por rocambole.
Unte uma assadeira média (a nossa tem 35 x 25cm) com manteiga e disponha as 20 fatias de massa na assadeira. Deixe um pouco de espaço entre cada bun. Cubra com filme pvc e deixe crescer por mais 40 minutos.
Nesse meio tempo, pré-aqueça seu forno a 180oC.
Numa tigela pequena junte o açúcar e canela para finalizar e misture. Numa outra tigela pequena bata o ovo com um tico de água fria. Após a última crescida pincele os buns com o ovo batido e salpique com açúcar e canela.
Asse por 25-30 minutos ou até ficar dourado.
Devore.
Recipe by Coma Lá em Casa at https://comalaemcasa.com.br/2016/03/cinnamon-buns-integrais-com-tamaras/