Biscuit
Rendimento: aproximadamente 16
 
Ingredientes
  • 3 colheres de chá de fermento químico
  • 2½ colheres de chá de sal
  • 1 colher de chá de açúcar
  • ¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 5½ xíc (685g) de farinha de trigo (e mais para abrir a massa)
  • 1½ xíc (400g) de manteiga gelada cortada em cubos pequenos
  • 1½ xíc (350ml) de buttermilk (improvise com 1½ xícara de leite integral e 1½ colher de chá de vinagre neutro)
  • 1 ovo para pincelar
Modo de preparo
  1. Pré-aqueça o forno a 180oC.
  2. Coloque os ingredientes secos numa tigela grande e acrescente os cubos de manteiga. Trabalhando rapidamente esmague os pedaços de manteiga com os dedos incorporando à mistura de farinha. Deve ficar como uma farofa no final. Não se preocupe se ficarem uns pedaços maiores de manteiga. Isso ajuda a dar leveza.
  3. Acrescente o buttermilk e misture primeiro com um garfo e depois com a mão. A massa é bem desconjuntada, mas se você sentir que tem muita farinha seca que não está se incorporando acrescente água gelada, 1 colher de sopa de cada vez, até incorporar tudo. Mas lembrando que esta não é uma massa molhada.
  4. Salpique um pouco de farinha numa superfície limpa e achate a massa com as mãos para que fique com uns 2cms de altura.
  5. Use um cortador ou copo para cortar os biscuits aproveitando o máximo possível da massa. Junte as sobras e repita. Eu gosto de usar um cortador de uns 6cms de diâmetro, mas pode ser um pouco maior ou menor. Muito menor ele desmonta com muita facilidade.
  6. Bata levemente o ovo numa tigelinha, se estiver muito grosso acrescente umas gotinhas de água para soltar um pouco, e pincele os biscuits por cima.
  7. Leve ao forno por 30 minutos ou até dourar.
  8. Caso não queira assar tudo de uma vez, coloque os biscuits crus numa assadeira e congele por umas 2 horas e depois guarde em saquinhos no congelador. Pode assar direto do congelador acrescentando uns 10 minutos ao tempo de forno.
Recipe by Coma Lá em Casa at https://comalaemcasa.com.br/2015/11/biscuit/