naan
Rendimento: 10-12 pães
 
Ingredientes
  • ¾ de xícara de leite integral
  • 1 pacotinho de fermento biológico (10g)
  • 31/2 xícaras de farinha de trigo e mais para abrir a massa
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 xícara de iogurte (funciona se for leite também)
  • 2 colheres de sopa de ghee ou manteiga e mais para pincelar
  • óleo para untar
Modo de preparo
  1. Aqueça levemente as ¾ de xícara de leite só até ficar morninho. Misture o açúcar e o fermento até o açúcar dissolver e deixe descansar por 10 minutos. Se o fermento estiver ativo a mistura deve borbulhar e ficar com aparência de espuma.
  2. Numa tigela grande junte a farinha e sal e misture bem. Acrescente a mistura de fermento, o iogurte e as 2 colheres de sopa de ghee ou manteiga derretida. Misture bem. Vai estar bem melequenta ainda.
  3. Coloque a mistura numa superfície limpa levemente enfarinhada e sove por uns 5 minutos acrescentando mais farinha aos poucos caso a massa esteja muito grudenta.
  4. Unte uma tigela grande com óleo, acrescente a massa e cubra com filme pvc. Deixe descansar por aproximadamente 1 hora. A massa deve dobrar de tamanho.
  5. Amasse rapidamente a massa e divida em 10-12 pedaços iguais. Cubra os pedaços com filme pvc para não ressacar.
  6. Aqueça uma frigideira grande. Abra um pedaço da massa, se estiver muito grudenta salpique a superfície e o rolo com um pouco de farinha. A massa deve ficar fina, mas não tão fina que rasgue. Pincele o lado de cima com um pouco de ghee ou manteiga derretida e leve o lado pincelado para baixo na frigideira. Bolhas vão se formar. Quando a parte de baixo já estiver bem dourada e até com uns pedacinhos mais queimados pincele o lado de cima com ghee ou manteiga e vire. Repita até acabar com toda a massa.
  7. Vá guardando os naans prontos numa trouxinha de papel alumínio. Se preferir, pode esquentar o forno em temperatura bem baixa e aquecer os naans assim.
  8. Sirva imediatamente, mas se sobrar algum (difícil! são irresistíveis!) guarde embrulhado e re-aqueça no forno.
Recipe by Coma Lá em Casa at https://comalaemcasa.com.br/2015/07/naan/