torta de morango com limão siciliano
Rendimento: 8 fatias generosas
 
Ingredientes
  • para a massa:
  • 1 tablete de manteiga sem sal (200g) gelado
  • 21/4 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • para o recheio:
  • 3½ caixas de morango
  • 1 limão siciliano
  • 4 colheres de sopa de açúcar de baunilha (ou comum)
  • 1 pitada de sal
  • ¼ de xícara de maisena
  • 1 colher de sopa de vinagre de arroz
  • 1 ovo para pincelar
  • açúcar cristal para polvilhar
Modo de preparo
  1. Para a massa:
  2. Numa tigela junte a farinha, açúcar e sal. Corte a manteiga em cubos e junte aos demais ingredientes. Com as mãos incorpore a manteiga à farinha esmagando os cubos. Não se preocupe se alguns pedaços ficarem maiores do que outros. Isso garante uma massa mais leve e craquelenta. A farinha deve ficar com a textura de uma boa farofa.
  3. Numa tigelinha misture o vinagre de maçã e 3 colheres de sopa de água gelada. Acrescente o líquido à massa e vá misturando tudo rapidamente. Talvez você precisa mais um pouquinho de água gelada - ½-1 colher de sopa a mais, mas lembre que esta não é uma massa muito molhada. Você só quer líquido o suficiente para juntar a farinha seca.
  4. Coloque a massa numa superfície limpa e amasse somente o suficiente para formar uma massa coesa. Ao contrário de uma massa de pão, aqui você não quer desenvolver o glúten. Separe a massa em dois, embrulhe soltamente no filme pvc e amasse para formar dois discos. Leve à geladeira por pelo menos uma hora.
  5. A massa pode ser feita com até 3 dias de antecedência ou pode ser congelada.
  6. Para o recheio:
  7. Corte os morangos em 4 e fatie o limão siciliano o mais fino possível descartando as sementes.
  8. Numa tigela junte os demais ingredientes do recheio e misture. Use imediatamente.
  9. Montagem:
  10. Pré-aqueça o forno a 180oC.
  11. Abra um dos discos e use como a base da sua torta. Nós usamos um pirex de 20cms. Certifique-se que você abriu a massa com folga. Você quer que sobre um pouco para fora do prato onde você vai assar. Coloque a massa no prato e ajuste ela para ela ficar bem encaixada no fundo. Se tiver com muito excesso para fora corte um pouco as sobras, lembrando de deixar um cm para fora do prato. As sobras podem ser usadas para arrumar qualquer rasgo que tenha ocorrido no processo.
  12. Abra a massa de cima. Eu gosto de deixar a massa de cima um pouco mais fina e delicada o que acaba levando a uma sobra bem maior do que alguns cms para fora do prato. Se for fazer furinhos como fizemos na nossa use um cortador redondo ou do formato que quiser. Pode fazer tirinhas também ou deixar a massa inteira e fazer uns rasgos com a faca.
  13. Coloque o recheio sobre a massa de baixo fazendo um morrinho com mais frutas ao centro. Assim ficará mais fácil de encaixar a massa de cima e a torta espalhará melhor durante o cozimento.
  14. Coloque a camada de massa de cima pressionando as laterais externas e mantendo o morrinho de frutas. Corte o excesso da massa de cima para que fique rente ao prato. Feche a torta pressionando o excesso da camada de baixo por cima da camada de cima e apertando.
  15. Dependendo de quanto excesso de massa sobrou você pode guardar para uma galette em outra oportunidade ou para fazer pequenos pastéis assados.
  16. Bata o ovo numa tigelinha com uma colher de chá de água. Pincele a torta toda e salpique com um pouco de açúcar cristal.
  17. Leve ao forno usando uma assadeira forrada de alumínio como base até a torta estar bem dourada. Não se assuste se um pouco do recheio vazar. É normal. Por isso usamos a assadeira forrada ;). O tempo de forno vai variar muito de um forno para o outro, aqui em casa leva umas 2:15, mas comece a olhar lá por volta de 1:30.
  18. Deixe esfriar por pelo menos 4 horas antes de comer.
Recipe by Coma Lá em Casa at https://comalaemcasa.com.br/2015/07/torta-de-morango-com-limao-siciliano/