gnudi - gnocchi rústico de ricota e semolina
Rendimento: 4
 
Ingredientes
  • 500g de semolina
  • 450g de ricota (a mais molhadinha que você achar)
  • 30g de parmesão ralado
  • 1 colher de chá de sal
  • leite integral o quanto baste (umas 4 colheres de sopa)
  • 3 colheres de sopa de manteiga
Modo de preparo
  1. Forre uma assadeira grande com papel manteiga e espalhe aproximadamente ¾ da semolina numa camada mais ou menos homogênea. Coloque o restante da semolina numa cumbuca. Certifique-se que a sua assadeira cabe na geladeira. Ela vai ficar lá por 3 dias ;)
  2. Junte a ricota, parmesão e sal numa cumbuca grande. Dependendo de quão molhadinha está a sua ricota você vai precisar de algumas colheres de leite para ajudar a dar liga. As ricotas do mercado são muito secas em geral.
  3. Coloque a mistura de ricota num saco confeiteiro ou num saquinho limpo. Use seus dedos para apertar bem a massa da ricota para ela ficar mais densa e faça filas na assadeira. Deixe um espaço razoável entre cada fila.
  4. Com uma tesoura de cozinha na perpendicular (ou uma faca, mas é mais fácil com a tesoura) corte as tiras de ricota em pequenos gnocchis.
  5. Pegue cada gnocchi delicadamente e dê uma ajeitada pressionando levemente com os dedos. Em seguida coloque o gnocchi na cumbuca de semolina, passe pela semolina como se fosse um brigadeiro, e devolva para a assadeira. Faça o mesmo com cada pedacinho de gnudi.
  6. Cubra bem sua assadeira e guarde na geladeira. Nos próximos dois dias retire da geladeira e role cada gnudi um pouco na semolina para ir secando a camada externa. Se você começou na 2a, fará o processo na 3a e na 4a. 5a é dia de finalizar.
  7. Chegou a hora de finalizar. Ferva água numa panela grande com um pouco de sal. Enquanto isso, retire o excesso de semolina de cada gnudi delicadamente. Separe uma frigideira larga e acrescente a manteiga e ⅓ de xícara da água de cozimento. Esquente até a manteiga derreter, desligue e reserve. Já já a gente volta para ela.
  8. Cozinhe os gnudis na água fervente por 2 minutos. Coloque um timer. Mais do que isso eles desmancham. Não misture, mas pode dar uma sacolejada na panela para eles não colarem.
  9. Retire os gnudis com uma escumadeira e leve para a frigideira com manteiga em fogo médio numa única camada. Se a sua frigideira não comportar todos os gnudis deixe uma outra assadeira reservada no forno morninho e faça em etapas. Novamente não misture e sim dê umas sacolejadas na frigideira para que cada gnudi fique coberto com um pouco da manteiga. Vai engrossar rapidamente. Uns 3 minutos.
  10. Sirva imediatamente com o molho de sua escolha - nós usamos manteiga de sálvia, mas pesto vai super bem também.
Recipe by Coma Lá em Casa at https://comalaemcasa.com.br/2015/05/gnudi-gnocchi-rustico-de-ricota-e-semolina/