pão de ervas com azeitona
Rendimento: 2 pães grandes
 
Ingredientes
  • 1kg de farinha de trigo (e mais para polvilhar)
  • 2 pacotes de 10g de fermento biológico instantâneo
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa rasas de sal
  • 500ml de água morna (um pouco mais se necessário)
  • 1 xícara de azeitona preta
  • um punhado de ervas frescas (usei alecrim, sálvia, tomilho)
Modo de preparo
  1. Misture o fermento, açúcar e metade da água num potinho até dissolver o açúcar e deixe descansar enquanto você prepara o resto. Vai borbulhar.
  2. Pique as azeitonas e ervas. Reserve.
  3. Coloque a farinha e sal numa cumbuca grande e deixe um buraco no centro. Coloque a mistura do fermento no centro e comece a misturar em movimentos circulares com as mãos incorporando a farinha aos poucos. Após incorporar toda mistura do fermento acrescente o restante da água aos poucos. Talvez você não use toda. Talvez você precise de mais um pouco. A massa vai se formando.
  4. Despeje a massa numa superfície limpa levemente enfarinhada e amasse. Curte aí e vai sem pressa. Aos poucos vá incorporando a mistura de azeitonas e ervas à massa e continue amassando. Vai umedecer então coloque um tico mais de farinha e continue amassando.
  5. Quando a massa estiver boa (uns 5-7min) forme uma bola e coloque numa cumbuca grande levemente untada com azeite. Faça um corte em cruz no topo e cubra com PVC. Escolha um lugar onde a cumbuca não vai receber ventos e que seja quentinho e deixe crescer até dobrar em tamanho (uns 30-40min).
  6. Amasse rapidamente o pão novamente numa superfície com um pouco de farinha e corte a massa em dois. Eu fiz dois pães num formato meio alongado, mas escolha o formato que quiser.
  7. Prepare a assadeira onde você vai assar depois com um pouco de farinha e coloque seus pães para crescer mais um pouco lá mesmo. Salpique com farinha por cima. Deixe crescer mais uma vez até dobrar de tamanho (mais uns 30-40min)
  8. Nesse meio tempo pré-aqueça seu forno a 200oC. Se você tiver uma panela de ferro fundido pode colocar ela no forno agora também pra ela ficar pelando.
  9. Hora de assar. Faça um corte no sentido longitudinal em cada pão. Se você colocou a panela de ferro no forno jogue uns 6 cubos de gelo nela pra fazer bastante vapor e leve os pães ao forno. O vapor tenta simular um forno profissional e ajuda a formar uma crosta mais crocante no pão.
  10. Asse por uns 40-50 min ou até ficar dourado.
  11. Tente não devorar ele inteiro assim que sair do forno.
Recipe by Coma Lá em Casa at https://comalaemcasa.com.br/2014/11/pao-de-ervas-com-azeitona/