Você leu o título da receita e pensou, oi? Mas confia em mim quando eu digo: cortar e esmagar não produzem o mesmo resultado. E no caso do pepino isso é revolucionário.
Olha pra essa belezura! Que salada senhoras e senhores. Que. Sa. La. Da. É ridícula de simples. E absolutamente maravilhosa.
Sim, os temperinhos na vibe oriental dão um up que é pura alegria. Mas essa técnica de esmagamento… devia ter testado há muito mais tempo. Minhas saladas de pepino de toda uma vida poderiam ter sido tão mais felizes.
Ponto 1. esmagar, mas não trucidar. Pepino é bem delicado! Venha com um rolo de massa ou uma garrafa, ou até mesmo uma faca virada, pressionando suavemente e rolando pelo pepino. Se jogar toda a força do corpo você terá papinha de pepino. Segura a onda e vai sentindo até onde dá pra pressionar.
Ponto 2. pepino tem muuuuuita água! Salgue e deixe descansar um pouco pra soltar o excesso. Vai ficar mais crocante e o tempero ficará mais incrível.
Facinho e perfeito.
- 2 pepinos médios
- 1 pitada generosa de sal e mais a gosto
- 1 pimenta dedo de moça em fatias finas
- 2 dentes de alho esmagados
- ¼ de xícara de vinagre de arroz
- 2 c.s. shoyu
- 1 c.s. de açúcar
- Com um rolo de massa ou uma faca virada, delicadamente esmague os pepinos e quebre em pedaços. Tempere com um pouco de sal e reserve por uma horinha.
- Junte os demais ingredientes numa tigela e reserve também.
- Escorra os pepinos numa peneira para retirar a água que terá se acumulado em uma hora. Misture o molho, experimente, ajuste o sal, e devore.
Para acompanhar no som, Flor de Plástico do Russo Passapusso. Adoro.
beijos,
mariana
Deixe uma resposta