O Natal está chegando e com ele o Peru também, pois é, por mais que eu queira comer um peru durante o ano todo, a carne é deliciosa, mas é só no Natal que ele aparece, em massa, nas prateleiras dos supermercados, se você souber o porque, fala aqui, que a gente aumenta esse parágrafo.
A receita é bem fácil, até porque o peru vem temperado, e aí se você já seguir as instruções do pacote vai dar certo, mas a gente tem algumas manhas que deixam o bichinho ainda mais gostoso.
1 – Em uma panela grande, ou bacia, coloque o peru (se ainda estiver congelado, deixe ele descongelando já deste jeito), e coloque para marinar na cachaça, umas duas ou três garrafas, dependendo do tamanho do peru. Pode deixar de um dia pro outro, mexendo de vez em quando pra cachaça pegar bem.
2 – Retire o peru da vazilha, não precisaremos mais da cachaça, pode despejar, seque ele bem como papel toalha (por dentro e por fora) e com a mão delicadamente (pra reforçar o delicadamente, repare que na foto a mão é a da Mariana e não a minha..), separe a pele do peito. Vá abrindo espaço com calma para não rasgar a pele.
3 – Depois dessa massagem vem o bacon. O bacon sempre chega pra alegrar. Coloque nesse espaço entre a pele e o peito as fatias de bacon. Insira uma laranja na cavidade do peru. Essa laranja ajuda o peru a cozinhar por igual e saboriza. Acrescente uns 4 ramos de alecrim, furando as coxas e asas com a ponta de uma faca e inserindo o talinho do alecrim. Regue com azeite.
4 – Agora é só levar ao forno que deve estar pré-aquecido ao máximo coberto com papel alumínio, mas assim que você coloca o peru abaixe o forno para 180°C, por umas 3-4hs, mas confira de hora em hora, a partir da segunda hora, e fique ligado também no termômetro de plástico que dispara quando fica pronto. Ele funciona bem. Na última meia hora retire o papel alumínio para o peru dourar bem.
E enquanto o peru fica no forno, a indicação de som é o novo disco do China, cantor pernambucano que está no rala tem muito tempo. Esse disco que saiu agora, o Telemática, disco cheio de identidade, tem, claro, músicas sobre Recife e Olinda, mas também tem outra que fala sobre o céu de Brasília, tem uma balada com uma pegada Roberto Carlos, o disco está bom pra ouvir e pra dançar. Curte aê que tá massa o som.
Bom apetite!
Esdras
[…] claro que tínhamos que começar com o clássico peru natalino. Coisa de doido – em outubro tentamos comprar peru e literalmente reviramos a cidade e não […]