bolo de salsa
 
Ingredientes
  • 4 xícaras bem apertadas de folhas de salsa (1-2 maços aproximadamente)
  • 1 xícara bem apertada de folhas de hortelã (1 maço aproximadamente)
  • ¾ de xícara de azeite de oliva
  • 290g de farinha de trigo
  • 15g de maisena
  • 1 colher de chá de sal
  • 1½ colher de chá de fermento de bolo
  • 4 ovos grandes
  • 330g de açúcar
Modo de preparo
  1. Primeiro você vai fazer uma mistura das ervas com o azeite. Coloque um bom punhado da salsa num processador (ou mixer), aos poucos a salsa vai picotando e formando uma pasta. Vá juntando o restante da salsa e hortelã aos poucos.
  2. Com o processador ligado junte metade do azeite. Continue processando e a mistura vai ficando mais homogênea. Finalmente junte o restante do azeite e bata por só mais 10 segundos. Pronto. Reserve numa cumbuca na geladeira enquanto você faz o resto.
  3. Junte todos os ingredientes secos e misture bem.
  4. Usando uma batedeira (ou seu muque de forma intensa) bata os ovos por uns 30 segundos. Junte o açúcar e bata em alta velocidade por uns 3 minutos. A mistura deve ficar bem pálida. Isso ajuda a dar leveza à sua massa.
  5. Baixe a velocidade da batedeira e junte a mistura das ervas com azeite.
  6. Ainda em velocidade baixa junte os ingredientes secos somente até eles serem incorporados e desligue. Essa é uma regra geral para bolos, panquecas e biscoitos - a farinha entra rapidinho - nada de ficar batendo batendo porque se não os amidos se desenvolvem demais e o bolo fica pesado.
  7. Você pode até assar de imediato, mas a receita sugere guardar a massa de 6-24 horas na geladeira. De fato, após 24 horas a cor fica muito mais intensa. Acho que vale. Fora que é super prático para uma festinha ou almoço já que a sujeira será feita um dia antes, você deixa a cozinha em ordem, e na hora só suja a assadeira. Bem bom isso.
  8. Na hora de assar, pré-aqueça o forno a 190oC.
  9. Unte uma assadeira média, forre com papel manteiga, e dê uma untadinha extra no papel. Coloque a massa na assadeira e espalhe bem com uma espátula.
  10. Asse por uns 15 minutos girando a assadeira no meio do caminho. O tempo exato vai variar conforme o seu forno e a assadeira que você usar então fique de olho. O teste do palito é essencial. Cuidado pra não deixar passar do ponto. Bolo seco não né?
  11. Deixe esfriar na assadeira e depois retire todo o papel manteiga.
  12. Sirva assim, com um sorvete, com chantilly, com calda de frutas, se solte.
Recipe by Coma Lá em Casa at https://comalaemcasa.com.br/2014/09/bolo-de-salsa/